terça-feira, 19 de agosto de 2008

Arte para Vencer Problemas: Ânimo






Como é fácil resolver problemas
quando estamos esbanjando ânimo!
Surge uma força imensa dentro
de nós e a tudo podemos enfrentar.

Todavia, com freqüência, desanimamos.
Desaparece a alegria, a vontade e
chega a tristeza.





1. Não se culpe.
A falta de ânimo é freqüente. Observe o mar. Mesmo ele, com toda a sua grandeza, tem seu altos e baixos. Compreenda e tolere isto em você. Afinal:

É Temporário: não se incomode pois isso é uma situação de momento e em breve você estará "a todo vapor".
É Universal: Para que fazer tempestade num copo d'água? Você não é o único! Praticamente, todas as pessoas passam por isto em alguns momentos da vida.


2. Não seja exigente demais.
As pessoas por demais exigentes consigo mesmas acabam perdendo o ânimo com maior freqüência. Exigem de si o que não podem fazer. Aprenda a gostar de você. Admire-se! Você tem falhas e deficiências, mas, olhe também as suas qualidades. Não se compare com os outros justamente nos pontos onde você é deficiente. Aprenda a valorizar-se. Seja seu fã número 1. Lembre-se: olhar para si e descobrir as deficiências para corrigí-las é ótimo, mas olhar as deficiências e iniciar um processo de punição nada construirá.




3. Não se prenda às desilusões.
Não vale a pena "chorar sobre o leite derramado". Ao sofrer uma desilusão ou um fracasso crie novas metas, mesmo que tenha que se desapegar dos antigos ideais. Afinal, quem não teve um fracsso? Faça do insucesso o ponto de partida para novas metas. Mantenha o íntimo cheio de esperança.


4. Não se aborreça.
Todos têm aborrecimentos com os outros. É preciso aceitar e tolerar as pessoas que estão ao seu redor. É interessante compreender que cada um tem uma cabeça e um sentimento diferente do seu. Procure descobrir e elogiar as qualidades das pessoas, aplaudindo-as.


5. Tenha um "hobby".
Descubra um "hobby"(uma atividade) que lhe dê prazer e se dedique a ele. Pratique com frequência este lazer. Não se acomode dizendo: "...estou muito ocupado". O lazer, por mais simples que seja, traz ânimo e maior rendimento no trabalho e na vida em geral.


6. Para tudo há solução!
Há momentos em que são tantos os problemas que você acaba confuso e desanimado. Use os problemas para o desenvolvimento. Ore a Deus pois Ele está dentro de você, pronto a lhe dar energia e ânimo. Analise o problema mais urgente e importante (somente um), veja o que você pode fazer e "mãos à obra". Ao resolvê-lo, repita o processo. Assim procedendo você pode solucionar os problemas um a um e vai se sentir muito mais animado.






O que seria a vida humana
sem amigos?
Que triste e sem graça seria!
Amigos são os que têm os
mesmos objetivos.
A satisfação da vida humana
é poder falar com um amigo,
é poder socorrê-lo,
é poder com ele compartilhar momentos
de dor e de alegria. Certamente há
algo que justifique
o que um sábio disse outrora:
"Quando os meus amigos vão
pouco a pouco morrendo,
não ligo mais para a morte"




All You Need Is Love

Nenhum comentário: