quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Arrisque-se e seja você mesmo





A grande maioria das pessoas concorda que gostaria de ser uma pessoa saudável, feliz e útil enquanto estiver na terra.
Para que isso se torne possível, recebemos – durante toda nossa vida, e das mais diferentes pessoas (pais, parentes, professores, autoridades, amigos, mídia, etc.) uma abundância de conselhos, broncas, ameaças, dicas, fórmulas e regras que acabam nos programando sobre o que é a felicidade e como busca-la.




Mas, em algum lugar desse caminho, ao amadurecermos como adultos, começamos a notar que, na verdade - e gostemos disso ou não -, somos nós mesmos que criamos nosso próprio sentido de exitência como seres humanos, embora baseando-se em valores e crenças de outras pessoas.
Em algum ponto de nossas vidas, por vontade própria ou por acidente, descobrimos que o sentido dela depende somente de nós mesmos.
Somos ao mesmo tempo autores, diretores e o ator principal dessa peça fantástica que se chama vida. Para muitas pessoas essa descoberta é tão assustadora que preferem voltar a para sua "zona de segurança" uma área confortável onde não é preciso pensar - apenas obedecem.




Para elas, é difícil aceitar que evitar tomar decisões já é em si uma decisão.
É um paradoxo: tem gente que toma a decisão de não decidir - é a decisão de deixar os outros decidirem no seu lugar.
Em última análise, a decisão de deixar de ser quem é para ser quem os outros querem que ela seja.
Felizmente, existem também as pessoas que se dão conta dessa liberdade de poder pensar (e decidir) de maneira livre e racional.
Conseguem aceitar o fato que o pré-condicionamento que receberam, independetemente de seu conteúdo ou fonte, é apenas mais um passo inevitável do processo de maturação e amadurecimento.




Dessa maneira elevam-se, fortalecendo sua estima e amor-próprio.
De maneira apaixonada, as pessoas livres valorizam sua dedicação, buscando jogar o melhor possível com as cartas que a vida lhes dá, atráves do crescimento e da apreendizagem contínua. Consistentemente, escolhem fazer coisas que fazem sentido em sua vida - trazendo junto a realização pessoal e profissional.
Onde você se encaixa?
Você é quem gostaria de ser?
Faz o que gostaria de fazer?





A sua vida é a vida que você queria ter?

Não aceite as desculpas racionais que sempre aparecem em nossa mente quando fazemos essas perguntas. Melhor ainda: preste atenção no seu comportamento, na sua atitude, pois essas são as melhores formas de descobrir corretamente que tipo de filosofia e valores pessoais você tem.

Na imensa maioria das vezes, "coisas" acontecem porque alguém tomou uma decisão.

A natureza recompensa a ação, e não desejos ou sentimentos.



O controle de qualquer situação requer foco e expectativas claras sobre nosso objetivo final, bem como conhecer as ações ou passos que devem ser tomados para atingir esse objetivo de maneira satisfatória.


A verdade é que uma pessoa pode esperar um raio cair para iluminar a sua vida, mas isso é tão raro que nem vale a pena esperar.


Sorte, já dizia o sábio, é quando a preparação encontra a oportunidade.


As duas coisas se complementam e, de fora, para quem olha como espectador, parece sorte.

Mas na verdade existe muito trabalho duro e esforço por trás dessa "sorte".



Se existem aspectos na sua vida que você gostaria de mudar, você precisa de um objetivo, de um plano de ação e da determinação de trasformar isso em realidade (ou seja, agir!).

Para vencer o jogo é preciso entrar em campo.


Para ganhar a loteria é preciso pelo menos comprar um bilhete.

Arrisque-se: Saper aude ( saber ousar) esse é o lema do esclarecimento!


Raúl Candeloro







Bread - I Would Give Everything I Own








2 comentários:

Malu e a Vida!!! disse...

Rita, arriscar é comigo mesmo!!! Aliás meu bilhete premiado está reservado e será em breve!!! O material, pois já ganhei um super bilhete premiado quando te conhecí e passamos a desfrutar desta linda Irmandade! Como diz Vitinho, a irmã da mamãe é a Tia Rita!!! Isto, Irmana, não tem preço! Obrigada por estar sempre presente na minha vida! Beijossssssss

Yamar Bijoux disse...

Oi queridona,
Linda postagem! E essa música é td de bom! Não tem preço a gente ser o que é... transparente... verdadeira! Seja mal interpretada ou não... isso não importa. Somos o que somos e ponto final! O melhor de td é saber que temos amigos especiais que nos aceitam assim... com nossos defeitos e qualidades. Como eu postei outro dia... Perfeito, só Deus mesmo!
Beijão e um lindo dia pra vc.! Ya