domingo, 1 de abril de 2012

A história do Lírio



O Lírio é uma flor citada com freqüência na Bíblia e os judeus decoravam seus primeiros templos com lírios, que simbolizavam simplicidade e pureza.


No cristianismo, o lírio representa também além da pureza, castidade e sofrimento. Acredita-se que Eva chorou quando deixou o Jardim do Éden e suas lágrimas ao tocarem o chão, se transformavam em lírios.


Nos países católicos, essa flor é símbolo da Virgem Maria, e na Páscoa, um símbolo de ressurreição. Alguns santos católicos são retratados segurando lírios, como por exemplo, São José, Santo Antonio, Santa Rita de Cássia, dentre outros.


Observai os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam (Mateus, 6, 28). Ainda sob a tradição bíblica, o lírio é sinônimo de uma escolha feita, de um eleito. Eles estão nas mãos de Deus. Eles simbolizariam o abandono místico à graça de Deus.


Muitos vêem o lírio como o equivalente ocidental para a flor de lótus, sagrada no Oriente. No Japão e na China, o lírio é considerado uma flor que tem o poder de diminuir a dor da perda e as mulheres em luto a costuravam em seus cintos.


A mitologia conta que Zeus, em um de seus envolvimentos com mortais, gerou Hércules. Tendo se afeiçoado a ele, Zeus quis que ele fosse imortal. Para que isso acontecesse, esperou que sua esposa Hera adormecesse e o levou para ser amamentado por ela sem que fosse percebido. Mas Hércules sugou o leite com tamanho ímpeto que este continuou jorrando mesmo depois de ter saciado a criança. Do leite que foi derramado no céu, surgiu a Via Láctea e, o que caíra sobre a terra, surgiu o lírio.


Também segundo a mitologia, foi colhendo um lírio que Perséfone foi raptada por Hades.


A simbologia dos lírios está também numa das cartas do baralho cigano, a de número 30. Num jogo ela representa além da pureza, verdade e franqueza, virtudes e bons dotes morais. Ela nos ensina que em meio às grandes adversidades da vida, ainda é possível encontrar a paz interior e buscar o que há de melhor em nós.


E aqui vai uma dica desta carta: quando sentir que um ambiente está negativo, coloque lírios nele pois esta flor é capaz de transmutar essa energia tornando-a pura e positiva.

Um comentário:

Irisney Bosco disse...

Boa noite. Vendo a imagem do lírio reconheci a obra como sendo de minha autoria. Uma tela pintada a óleo que foi vendida na galeria Berimbau em Embu, portanto, o uso dessa imagem é indevida.
Irisneybosco@gmail.com