quarta-feira, 11 de março de 2009

Ser humilde



"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" Mateus, 11:29

Jesus Cristo, sendo Deus-Homem, foi o mais humilde que os olhos humanos já viram. A humildade é a virtude mais sublime e que mais caracteriza o homem, na sociedade, no lar, na igreja, e no exercício de suas funções, sejam elas grandes ou pequenas, elevadas ou modestas.

O pecado do orgulho, leva o homem a menosprezar as pequenas coisas e só verem as coisas altivas. O sábio entretanto, procura enxergar grandezas nas coisas humildes. Disse Alexandre Dumas:

"- A criança é pequena e encerra o homem, o cérebro é estreito e abriga o pensamento, a pupila é um ponto e abrange a imensidade".

Conheço pessoas que nada possuem, são estúpidas e vivem a espalhafatear grandezas e exibir conhecimentos que nem deles se aproximam. Li há pouco de um moço que fizera um curso de "Relações Humanas" e tornou-se tão pretensioso e tão enfatuado, que desmoralizou o curso que fizera. Foi um curso decorado: um verniz na casca, mas o "miolo" era podre.

A pessoa humilde, nunca se considera superior a ninguém, mesmo tratando com pessoas de posição inferior; não trata com menosprezo os seus subalternos; não repreende com arrogância; não exibe seus conhecimentos para demonstrar grandezas; não se ensoberbece pelo que possui. Porém, sabe baixar a cabeça diante de um elogio sincero; sabe pedir desculpas quando erra contra alguém; sabe reparar o erro quando é advertido; sabe ter paciência com os ignorantes; sabe mandar sem orgulho e obedecer sem baixeza. O homem humilde não se envergonha de sua origem humilde, pelo contrário se compraz em relatar.

Humberto de Campos, o príncipe dos literatos brasileiros, escreveu dois volumes: "Memórias inacabadas", contando neles toda sua vida de pobreza extrema e não ocultou até a fome que passara; coisas que Machado de Assis, com toda sua pujança de escritor, digna de nossa admiração, não teve coragem de escrever para os seus admiradores, a sua origem de pobreza.

Lincoln foi talvez o maior homem das Américas, e nunca se envergonhou de contar sua vida de lenhador; e nos deixou o célebre provérbio: - "Não importa o ninho, se o ovo é de águia".

Ser humilde é ser manso, ser modesto, ser delicado, ser cortês; essas qualidades são o melhor "cartão de visita" que se pode oferecer aos seus observadores. Nunca se deve esquecer que em torno de si há centenas de olhos curiosos, observando os seus passos, seus hábitos e tirando conclusões de suas qualidades e fazendo juízos a seu respeito. Deveria então de quando em quando, perguntar-se a si mesmo: "- Que dizem os homens que eu sou?"

A humildade revela inteligência, nobreza de alma e superioridade de espírito; uso de razão, boa formação de caráter e um conceito exato do que é a vida, repetindo sempre as palavras divinas:

"Lembra-te de que és pó e em pó hás de tornar."
Não há coisa mais bela, não há traje que dê tanta elegância, não há jóia que realce tanto um perfil, como a humildade!!!


Adelino Ferreira de Abreu




Gente Humilde-Chico Buarque

Um comentário:

Yamar Bijoux disse...

Adorei o texto amiga!

Muito bom mesmo! Se tem uma coisa que me tira do sério é a arrogância... a falta de respeito que vem junto com a falta de humildade.

Bjks, Ya