quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Renovação


Se nós fizermos uma busca nos cartões, e-mails, mensagens de celular e telefonemas que recebemos durante o final de ano, iremos perceber que as pessoas de nossos relacionamentos desejam que tenhamos paz, plenitude de amor, muito dinheiro no bolso, saúde, felicidade e absoluto sucesso em nossas determinações.
Em outras palavras, nos tornamos, rapidamente, milionários de sentimentos e emoções, algo que o dinheiro não consegue comprar.

Certamente, estes dias são os maiores momentos de energia positiva que se vive durante o ano. Ano Novo é sinônimo de desejo para recomeçar e renovar.
Provavelmente, trata-se da maior concentração de boas energias, superior, até, da que reinava nas épocas em que ganhamos um campeonato mundial de futebol de campo.
Sim, não tenho dúvidas de que o Ano Novo supera todas as energias positivas contidas em qualquer outra data em que tenhamos algum tipo de comemoração. Nada se compara e é tão repleto de boas energias quanto estes momentos.
Portanto, experimentamos nesta época a situação adequada para uma excelente renovação de propósitos e princípios. O ambiente se torna superfavorável, em todos os sentidos e opções...

Ora, se tudo é favorável, onde se posicionam, então, as dificuldades para que efetivamente tenhamos as tão almejadas mudanças e conseqüentes conquistas?
Na nossa postura estática.
É porque simplesmente só queremos mudar...
Uma mudança só acontece quando de fato superamos a nós mesmos.
Não adianta mudar de cidade para morar, se levamos conosco todas as nossas falhas e valores ultrapassados. Uma efetiva renovação precisa acontecer de dentro para fora. É em nossa maneira de encarar todas as nossas dificuldades e desavenças que moram as nossas razões efetivas de não se conseguir ser melhor.

Muitas pessoas sequer gostam de si mesmas... Como podem, então, querer gostar do meio em que vivem? Como podem querer realizar uma nova vida? Como podem achar que haverá mudanças em suas ações diárias?
Mudar significa fazer algo que nunca se fez. Isso é o princípio de se mudar. Só querer é ótimo, mas a atitude é que fará a diferença.
Não gostar de si mesmo é, por exemplo, permitir-se continuar fazendo aquilo que não nos dá prazer em realizar. É ser submisso às vontades de quem vive próximo da gente. É aceitar o sim quando nosso interior exige que seja não.

As verdadeiras alterações só acontecem se estivermos conscientes de que o maior esforço sempre terá que ser nosso. Romper barreiras se faz necessário para que a Renovação aconteça. Qualquer desconforto só é superado por ações mais fortes do que os danos que ele nos causa. Reclamar é bom, mas nada resolve se não houver ação. Reclamar tem que funcionar como alarme, sendo logo seguido por severas atitudes de efetiva renovação em pensamentos e ações.
Renove-se hoje para evitar que o mesmo aconteça no final do ano que vem. Seu destino está em suas mãos, no exercício correto do seu Livre-arbítrio; porém, insisto, renovar significa explicitamente vencer vícios e hábitos que já não nos servem mais. O resto, ou seja, só a intenção, é apenas retórica sem qualquer serventia.


Nenhum comentário: