domingo, 27 de novembro de 2011

Pensei em você







Eu nunca trocaria amigos surpreendentes como você, minha vida maravilhosa e minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável e menos crítico em relação a mim mesmo; eu me tornei meu próprio amigo...
Eu não me censuro por comer biscoitos extras, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo que eu não precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” lá na minha mesa de canto. Agora eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante.

Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.

Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogando no computador até as quatro horas e dormir até meio-dia? Eu posso dançar ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 &70 e se, ao mesmo tempo, desejar chorar, com saudade de um amor perdido,... eu chorarei.


Posso caminhar na praia com esse meu corpo bem rodado e mergulhar nas ondas com abandono, apesar dos olhares amáveis e "compreensivos" dos que ainda se acham no topo do jet set. Eles também estão destinados a envelhecer... Só queira Deus o consigam!

Sei que às vezes sou esquecido, mas há tantas coisas na vida que precisam mesmo ser esquecidas... Eu só quero me recordar das mais importantes.

Claro que, ao longo dos anos, meu coração se quebrou algumas vezes. Mas como não ter o coração partido quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou quando se tem uma paixão louca, ou quando um animal de estimação é atropelado? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é tão imaculado quanto estéril: nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.


Eu sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, mas ainda conservar os risos da juventude gravados para sempre nos sulcos profundos de meu rosto. Muitos nem chegaram a reparar na própria decadência, porque morreram antes de seus cabelos virarem prata.

Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu nem me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado.

Assim, como resposta aos mais jovens, eu amadureci, sim, e gosto de ser maduro. A idade me libertou. Gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas, enquanto ainda estiver por aqui, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido ou me preocupando com o que há de ser. E eu vou comer sobremesa todos os dias, se tiver vontade. E sonhar com as pessoas que me fizeram feliz... e ainda me fazem...

Que nossa amizade nunca nos separe, porque ela vem direto do coração!

Nenhum comentário: