sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Amigos de Verdade



Recebi um livro chamado AMIGOS DE VERDADE, de minha querida amiga Arlete.

É obra de Bradley Trevor Greive.

O livro é precioso, palavras sensíveis e todo ilustrado por fotos de animais, muito lindo...

Aqui transcrevi toda a parte escrita e dedico a ela, minha amiga de verdade, com todo meu amor e carinho:


Não é fácil descrever uma amizade como a nossa o que é estranho, considerando como nos tornamos íntimos. Foram muitas às vezes em que nós dois precisamos de um ombro para chorar ou de um carinho em momentos difíceis.
Aí eu fico pensando: como é possível saber o verdadeiro valor de um amigo? O que torna a amizade, principalmente uma amizade como a nossa, tão especial?
Ao contrario do que todo mundo pensa, é possível, sim, sobreviver sem amigos. Estar sozinho tem até algumas vantagens, além do que, pra falar a verdade, em certas horas é melhor não ter ninguém por perto. Está cientificamente provado que ficar um tempo sozinho e tranqüilo é vital para se manter um estado de espírito saudável, contando que não exagere. Afinal de contas, todos somos criaturas sociais que acham que reunir as pessoas e estar junto delas são experiências muito gratificantes.
Uma coisa curiosa a respeito da amizade que sempre soubemos mas temos dificuldade de admitir é que entendendo os outros ficamos mais perto de entender nós mesmos.
O que buscamos e prezamos em nossos amigos são as qualidades de que mais nos orgulhamos e que gostaríamos que fossem absolutamente evidentes em nós mesmos. Nossos amigos nos dizem muito, portanto, a respeito de quem somos e de quem não somos.
Nós temos vários tipos de amigos, dos que cumprimentamos com um simples sorriso na frente do bebedouro até os companheiros de infância. Tem a turma com quem saímos de vez em quando e os caras com quem detonamos a semana de estudo relaxando com uma cerveja gelada. Tem também pessoas afortunadas de quem somos particularmente íntimos e até os amigos imaginários.
Amizades verdadeiras se baseiam numa visão comum... A de que nossas vidas são melhores porque certas pessoas fazem parte delas. Apesar das diferenças, amigos de verdade concordam em toas as questões importantes. Valores, paixões e interesses comuns, além de respeito mútuo, reforçam nossas experiências de vida.
Amigos se preocupam sinceramente uns com os outros. Podemos sempre contar com os nossos camaradas para nos proteger e zelar pelos nossos interesses. E a fidelidade aos amigos aumenta à medida que uns ajudam os outros a seguir em frente. É a confiança que precisamos ter para compartilhar segredos, perguntar se o cabelo está arrumado ou pedir um cafuné.
Amigos estão ao nosso lado para nos ajudar a manter a cabeça erguida, custe o que custar. Amigos sabem quando precisamos de um abraço ou de uma relaxante massagem nas costas. Amigos sabem a hora de dar opiniões sensatas e conselhos refletidos e sinceros. E sabem a hora de dizer: “Ei, por que essa cara de quem comeu e não gostou? Sai dessa!”. E o mais importante: amigos sabem quando ficar quietinhos do nosso lado sem dizer absolutamente nada.
Obviamente, a melhor coisa de ter amigos é que nos divertimos junto. Muito. Saímos em aventuras, cantamos musica da Maria Bethânia e acabamos em situações bizarras, porém divertidas, que provavelmente não fazem sentido para mais ninguém. É claro, todo relacionamento significativo tem um preço. Alguns amigos precisam tanto de apoio que acabam se tornando um peso. Nem almas gêmeas concordam em absolutamente tudo o tempo todo. Mas isso é algo que temos de aceitar. Na verdade há ocasiões em que nossos amigos, conhecendo-nos como conhecem, parecem decididos a nos enlouquecer. Algumas desenvolvem uma admiração doentia por nossos gostos pessoais, outros têm péssimos hábitos que simplesmente não conseguem largar.
Até o mais intimo dos amigos pode nos tirar do sério com sua insistência em nos arranjar encontros absolutamente despropositados ou abrindo sua boca grande em momentos inoportunos e de repente todo mundo no colégio sabe que você ficou com aquele garoto lindo do colégio.
Não obstante, depois de um adequado período de exílio auto-imposto em que podemos nos esgoelar de raiva, nós damos de ombros, perdoamos e vamos em frente. Porque amigos são assim.
De longe, a pior coisa de ter um amigo é vê-lo partir. Tanto faz se ele vai para outra cidade ou para outro país... Esta é a mais triste das despedidas, principalmente quando sabemos q o estamos vendo pela ultima vez. Pensar na perda dos amigos, embora nos deixe inapelavelmente tristes, pode ser saudável, se nos ajuda a lembrar como eles são especiais e insubstituíveis.
Se você rodar o mundo inteiro atrás de uma amizade como a nossa. A única coisa que vai arranjar é uma grande canseira nos pés. Grandes amigos não podem ser fabricados em laboratório por nenhum gênio do mal. Não se pode pedir que um amigo nos seja entregue em casa, como uma pizza, nem se pode baixá-lo pela internet.
No entanto, em toda parte há amigos potencialmente fantásticos à espera de nos conhecer. Podemos encontrá-los no colégio, dar de cara com eles na praia ou conhecê-los numa festa intima. Quem sabe? Em geral não dá para dizer à primeira vista se vamos nos dar bem com uma pessoa. Grandes amizades que já vêm prontas não existem. O que existe são pessoas com quem podemos abrir nosso coração e outras com quem não podemos. Há indivíduos que nos fortalecem e nos inspiram, e outros que nos chateiam mortalmente. Há aqueles que nos deixam à vontade e outros que nos deixam loucos de raiva e frustração.
A verdadeira amizade tem de ser construída a dois... É uma espécie de viagem que se faz junto. O segredo para começar uma amizade com o pé direito é não querer impressionar. Ninguém consegue representar o tempo todo, portanto o melhor é você ser apenas você mesmo desde o primeiro dia... Os outros vão ter de gostar ou aceitar. Dê um tempo para vocês se conhecerem. Para que ter pressa?
O ideal é ter amigos de quem nos tornamos mais próximos à medida que ficamos mais velhos. Por isso vale à pena investir um pouco de tempo e energia na descoberta de quem eles realmente são. Depois de conversar um pouco, pode-se chegar a conclusão de que, apesar das aparências, vocês não tem nada em comum.
Ou você pode descobrir um lado pouco atraente da personalidade dele que não conhecia. Vai ver ele é bom mesmo de bico, ou ela se acha a rainha da cocada preta, ou é do tipo que quer comê-lo vivo quando as coisas não saem do jeito que lhe agrada. Talvez ele não seja confiável porque não liga para você, e o deixa no ar depois de fazê-lo cancelar todos os outros programas, o que leva sua auto-estima para o fundo do poço. Ou quem sabe ele goste demais de você, sufocando-o com seu afeto e não aceitando que você tenha outras pessoas importantes em sua vida. E de repente as coisas já não são tão divertidas quanto eram antes.
Nem todas as amizades são gratificantes, mas quando as coisas ficam feias é porque você abriu mão do que realmente importa. Para ser fiel a alguém é preciso, antes de tudo, ser fiel a si mesmo. Todo mundo quer e merece ter um amigo a quem possa estar ligado de um modo especial. Alguém que aceite nossas limitações e temores sem nos julgar e que nos estimule a alcançar o aparentemente inalcançável.
Um amigo com quem dividir as coisas boas da vida... As gargalhadas e as tristezas. Um amigo capaz de enxergar nossas qualidades ocultas e que goste de nós, sem reservas, pela pessoa que somos, e assim nos ajude a realizar nosso extraordinário potencial.
Amigos de verdade nos fazem sorrir só de vê-los acenar a distância. Eles não precisam fazer força para alegrar nosso coração, e as horas que passamos juntos têm um pouco do espírito de natal. Amigos de verdade não precisam nem dizer uma única palavra para sabermos o que eles estão pensando. É uma relação absolutamente singular. Às vezes é como se fôssemos as únicas pessoas na face da Terra. A amizade é um tipo especial de parceria baseada num profundo entendimento de que, juntos, o impossível se torna deliciosamente possível.
É um compromisso permanente, ainda que não expresso, de ajudar um ao outro a viver plenamente suas vidas. Eu sei quão afortunado sou por ter um amigo assim, e quero apenas dizer que, não importa o que aconteça, você nunca estará sozinho porque será sempre o meu amigo.
Sempre.

Um comentário:

Arlete disse...

Rita, está escrito no livro e repito aqui, sempre estarei ao seu lado amiga!!!!!!Te amo de montão! Beijos!
Arlete