sábado, 31 de maio de 2008

Sentimentos - Perdão



O Perdão é um dos atos mais nobres do ser humano.

Portanto, se você precisa se desculpar com alguém,

faça sua parte.





Perdoar é amar a vida, amar a si mesmo,

amar o próximo, pois nossa origem é simplesmente o amor.




Perdoar e esquecer equivale a jogar pela janela experiências adquiridas com muito custo.


Se uma pessoa com quem temos ligação ou convívio nos faz algo de desagradável ou irritante, temos apenas de nos perguntar se ela nos é ou não valiosa o suficiente para aceitarmos que repita segunda vez e com frequência semelhante tratamento, e até de maneira mais grave.
Em caso afirmativo, não há muito a dizer, porque falar ajuda pouco.
Temos, portanto, de deixar passar essa ofensa, com ou sem reprimenda; todavia, devemos saber que agindo assim estaremos a expor-nos à sua repetição.
Em caso negativo, temos de romper de modo imediato e definitivo com o valioso amigo ou, se for um servente, dispensá-lo.
Pois, quando a situação se repetir, será inevitável que ele faça exactamente a mesma coisa, ou algo inteiramente análogo, apesar de, nesse momento, nos assegurar o contrário de modo profundo e sincero.
Pode-se esquecer tudo, tudo, menos a si mesmo, menos o próprio ser, pois o carácter é absolutamente incorrigível e todas as acções humanas brotam de um princípio íntimo, em virtude do qual, o homem, em circunstâncias iguais, tem sempre de fazer o mesmo, e não o que é diferente.
Por conseguinte, reconciliarmo-nos com o amigo com quem rompemos relações é uma fraqueza pela qual se expiará quando, na primeira oportunidade, ele fizer exactamente a mesma coisa que produziu a ruptura, até com mais ousadia, munido da consciência secreta da sua imprescindibilidade



Recados Para Orkut

Perdão é como uma moeda preciosa de duas faces.



Só pode ser construído a dois.

Para perdoar é necessário que alguém reconheça seu erro e se arrependa.

E, por outro lado, é necessário que outra pessoa vença a mágoa e se descole da dor para poder perdoar.

Não é uma conquista fácil, requer tempo, amadurecimento, muita humildade, paciência e compaixão.

É necessário um desistir de sonhos, fantasias e ideais inatingíveis.

Requer a dura aceitação de que tudo acaba e de que a vida real nada tem de "felizes para sempre".

Sem dúvida, perdão e amor andam juntos...

Sem dúvida, um se alimenta do outro e os dois nos libertam.

Amar é ficar "apesar de"... Como num jogo de palavras, não há perdão sem perdas e ele só acontece se as aceitamos e seguimos em frente, para buscar algo novo e diferente, pois o passado não voltará.

"Se quiseres encontrar a felicidade, por momentos, vingue-se.

Mas, se quiseres ser feliz pelo resto de teus dias, perdoa".

Não há como fugir da dor, ela faz parte do viver, mas o sofrimento será uma escolha




Cuidado com seus pensamentos;
eles se transformam em palavras.
Cuidado com suas palavras;
elas se transformam em ações.
Cuidados com suas ações;
elas se transformam em hábitos.
Cuidado com seus hábitos;
eles moldam o seu caráter.
Cuidado com seu caráter;
ele controla o seu destino



Elton John - Sacrifice

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Sentimentos - Inquietação



A inquietação é sempre sombra presente em nossas vidas, arruinando as melhores oportunidades, quando não sabemos trabalhar com ela.

Inquietação gera pensamentos aflitivos e

pensamentos aflitivos geram mais inquietação...

O que fazer?







A agitação contínua numa vida tumultuosa

não é atividade saudável,

mas inquietação.

Se a inquietação passou a dominar-lhe o caminho, pense nela como sendo um parasita a corroer-lhe a vida e trate de arrancá-lo em seu próprio favor.

Se a enfermidade lhe visita o corpo, não é com o fogo da aflição que você colaborará na própria cura e sim encarando-a, com aceitação e tratamento para afastá-la.


Se alguma ocorrência desagradável lhe impôs aborrecimentos, passe por ela e siga à frente, em sua própria tarefa, à maneira de quem não precisa parar em viagem por haver encontrado uma pedra.


Se você cometeu quaisquer erros, admita-os, fazendo quanto puder para não reincidir neles, mas lembrando sempre que você não é uma entidade angélica e sim uma criatura matriculada na escola humana.


Se o erro de alguém é a causa de sua inquietação, envie pensamentos de paz e compreensão a esse alguém, sem violentar-lhe os pontos de vista, de criatura incompleta quanto você mesmo, no educandário do mundo.


Se você faliu em algum empreendimento, note que se você prosseguir trabalhando, o fracasso, em breve, lhe servirá de lição para melhoria e sucesso.


Se você almeja situações que presentemente não consegue alcançar, faça o melhor que possa, onde esteja, e, sem dúvida, trabalhando sempre, você atingirá o lugar que deseja.


Se você receia a velhice do corpo, lembre-se que a existência física avançada no tempo não é a noite de hoje e sim o alvorecer de amanhã.


Se a inquietação persiste em você, procure envolvê-la no calor do serviço, porque servindo, você conseguirá esquecer-se e ao esquecer-se no bem dos outros, você estará em paz na força construtiva do bem.



Danny Carlos- Coisas que eu sei

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Sentimentos - Espiritualidade


Espiritualidade - Dimensão da pessoa humana que traduz, segundo diversas religiõe e confissões religiosas, o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o Transcendente.
Cada uma das referidas religiões comporta uma dimensão especifica a esta descrição geral, mas, em todos os casos, se pode dizer que a "espiritualidade" «traduz uma dimensão do homem, enquanto é visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implicito, a sua mais profunda essência e aspiração»


Espiritualidade é um estado de consciência; é reconhecer em si a Vida, e a mesma Vida em tudo e em todos.
É consciência não-condicionada pela mente.
É consciência livre da mente, para ser o que é: não aquilo que pensamentos e crenças dizem ser.
As palavras em um ensinamento espiritual apenas apontam para o estado de consciência essencial do ser humano.
Alcançado esse estado de consciência, o ser humano vive a vida na Terra a partir dessa liberdade, expansividade e mestria sobre a realidade interna e externa, pois está alinhado com a essência daquilo que o criou: a vasta inteligência criativa que permeia e dá Vida a todo o Universo.





Uma das palavras mais usadas nestes últimos tempos é espiritualidade, porque nos faz muita falta para o equilíbrio de nossa vida.
Dizem os psicólogos que quando se fala muito de uma coisa é porque não a possuímos e portanto somos carentes do que falamos.
Não sei se esta teoria está certa, não é minha especialidade.
O que posso dizer é que a espiritualidade não é uma teoria que preenche o coração de ninguém.
Para que a espiritualidade se torne algo de pessoal e de amado deve sair do papel e do campo das idéias e se fazer vida.
Somente quem vive olhando para o alto, não se deixando escravizar pelas coisas da terra pode lentamente tornar-se uma pessoa espiritual.
Devemos evitar o spiritualismo que nos impede de compreender que a ação é o caminho certo de toda forma de espiritualidade.
Se um dia você tiver a oportunidade de visitar uma livraria do aeroporto ou rodoviária ou qualquer outra livraria você fica espantado em ver tantos livros que são denominados de espiritualidade, mas que na verdade não passam de pequenas e às vezes insignificantes orientações emocionais e psicológicas que não atingem o verdadeiro sentido da vida.
No respeito para todos estes autores que fazem um bem imenso aos que lêem, discordo de tudo isto porque me parece que não pode existir uma autêntica espiritualidade sem uma referência explícita a determinados valores fundamentais como a defesa da vida, da paz, dos direitos humanos.

A busca da espiritualidade não pode prejudicar a ninguém, mas deve nos ajudar a ser cada vez mais livres da matéria e senhores do nossos instintos.
Verdadeira espiritualidade é fruto de uma luta corajosa, forte, onde ficamos feridos, arranhados e sangrando mas não desistimos da luta.
É preciso termos liberdade!

A liberdade não é como normalmente se entende dentro da linguagem das pessoas no dia a dia. Livre é quem faz o que quer e como bem entende.
Há muitas pessoas que dizem: “tenho o direito de ser feliz e de buscar a minha felicidade e realização, portanto até que não encontre vou buscando, não importa se isto me faz romper os laços da família, do amor, dos compromissos do matrimônio ou do relacionamento familiar, o que vale é a minha felicidade.”
Na verdade nunca seremos felizes se nos deixarmos dominar pelo egoísmo que está em nós.
A liberdade é um sonho duro a ser conquistado e que vai exigindo muito de nós. Esta liberdade nos leva à verdadeira espiritualidade do amor.
Mais reflito sobre o amor e menos sei, e no entanto me parece que com os anos que vão chegando o compreendo mais. Mesmo quem sabe porque a memória dos fracassos me faz ver em outra perspectiva o mesmo amor que devo conquistar.

Perceber a necessidade do amor para viver uma dimensão de vida que não pode ser “espiritualização” de nada, mas sim somente espiritualidade autêntica e vital.
Há quem acha que viver a feitiçaria ou espiritualismo é espiritualidade, ou quem vive até rancores e domínio dos outros...
Pensa que para dominar os demais se necessite de uma forte espiritualidade.
Não há dúvida que são visões distorcidas da verdadeira e autêntica espiritualidade. Não podemos confundir a espiritualidade no sentido da palavra ou compará-la.
Existem várias espiritualidades: budista, muçulmana, hinduista, judaica... são janelas pelas quais as pessoas vêem a vida.
Podemos também ver a vida pela janela do evangelho e do coração de Deus, por isso o único alicerce de toda a espiritualidade é a palavra de Deus que nos alimenta em cada momento



O caminho da verdadeira espiritualidade é um processo de libertação interior onde tudo está debaixo do poder da nossa liberdade e que nada mais poderá nos impedir de sermos livres no nosso agir.
Na espiritualidade então percebemos que é necessário superar as ideologias mágicas que não realizam nada em nós.
Por exemplo, a espiritualidade dos perfumes, das cores, do incenso queimado ou das novenas feitas somente pelo intuito de receber a graça e nada mais.
São espiritualidades vazias e sem fundamento.
É preciso que o Espírito encontre em nós uma resposta firme.
Temos um espaço de tempo para viver a nossa espiritualidade e somente neste espaço de vida que somos chamados a realizar o seu projeto de amor.
Não devemos pensar somente em reencarnação e de caminhos de volta para nos purificar e chegar assim “à iluminação”.
Temos aqui e agora a nossa vida que deve se realizar.
Em outras vidas ou outra existência, devemos deixar pra quando chegar, e ainda preparar-se para a vida eterna que se conquista no dia a dia duro e difícil do nosso carregar a cruz, e na luta sem trégua contra o mal que está dentro e fora de nós.

Mas afinal o que é espiritualidade?
É um estilo de vida pautado pelo engrandecimento da alma que visa reverenciar o Ser Maior.
Seremos espirituais quando pudermos dizer com sinceridade Sou uma pessoa do bem!



Enya - Isobella

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sentimentos - Fingimento

GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA

"Você pode fingir ser sério;
não pode fingir ser espirituoso."


GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA


"Embora na maioria das vezes o fingimento
seja criticado e dê indícios de espírito maldoso,
em muitas ocasiões,
prova ter feito evidentes benefícios."



GOSTOU DESTE GIF? No site Belas Mensagens tem centenas! CLIQUE AQUI E CONFIRA


"Podemos pretender ser quanto queiramos;
mas não é lícito fingir que somos o que não somos."







"O fingidor com a boca engana ao seu amigo."





"Nenhum fingimento dura para sempre."




"É mais fácil fingir o que não se é do que esconder o que se é.
Quem consegue ambos tem pouco a aprender sobre hipocrisia."
* * * * * * *

glitters



A porta do banco, finge que trava ao detecta metais.
O vigilante, finge que destrava, e nós, fingimos que acreditamos que a porta travou por causa de... moedas!

O professor finge que ensina aos futuros professores.
Estes fingem que acreditam que tal conhecimento servirá pra algo de útil na sociedade.
Até o conhecimento, todo fingido nos engana ! e, nós, fingimos que somos enganados por ele!

O pássaro canta na gaiola, e nós, felizes! Fazemos de conta que pensamos que ele está alegre.
A gaiola, nada fingida gradeia o animal, e nós vítimas também, fingimos que não temos nada a ver com isso.

exemplo, patinetes, férias, outono
A televisão se faz de quem não finge nada, os telespectadores não fingem que acreditam, mas, fingem que não acreditam no seu fingimento.

O amor não finge. É o próprio fingimento, não precisa de esforços pra se fazer de qualquer coisa, pois os fingimentos pessoais de cada um se encarrega disso.

E das amizades então nem se fala, quanto fingimento por pura conveniência.
Mas também somos culpados ao fingirmos não estar vendo o fingimento do pretenso amigo.

Eu... ? Fico fingindo que sei dos fingimentos do mundo...



QUASE TUDO É FINGIMENTO



Poucos pensam no futuro,
só se vê maldade e sofrimento
Todos vivem agoniados,
cheios de maus pressentimentos
Perderam a Fé e o Amor,
só têm maus pensamentos
Poucos são os que se amam,
aqui tudo é fingimento
Se usam como objetos,
e depois se abandonam
Quase todos desequilibrados,
mentem sempre que se amam
Só se vê na Natureza,
macho e fêmea se amando
Com o Amor mais puro e belo,
sempre vão multiplicando
Aqui poucos que se respeitam,
predomina a prostituição
Todos os desequilibrados,
marcham para a degeneração
Se não tomar providência,
poucos escaparão
Contaminados pelas pestes,
no mundo de perdição
Dignidade em poucos existe,
só ultrajes ao pudor
Vão sempre se prostituindo,
e ainda dizem que é por Amor
Corpos bonitos por fora,
por dentro exala fedor
Maculam as crianças quando nascem,
não dão carinho e calor
O Amor está se acabando,
poucos usam a razão
Um Amor de mentira,
que tem pouca duração
Dão maus exemplos aos filhos,
que sofrem com a separação
Choram todos abandonados,
por causa da desunião
Poucos que são puros,
e que amam seus irmãos
Criaram um mundo impuro,
de maldade e podridão
Quase todos desequilibrados,
não pensam nos que aqui estão
Poucos que pensam nos filhos,
e nas novas gerações
Procuram o fim de tudo,
pela cruel ambição
Quase todos se maculam,
no futuro poucos pensam
Aqui ninguém vive em paz,
impera a violência
A maioria decide errado,
poucos usam a Consciência
Uma sociedade sem pudor,
cheia de indecência
Preparam um futuro negro,
um inferno insuportável
Vão destruindo tudo,
e cometendo maldades
Governos corrompidos,
sem nenhuma dignidade
As leis são grandes mentiras,
sem nenhuma utilidade
Não amparam as crianças,
cometem barbaridades
Executam em toda parte,
sem a menor piedade
Não existe mais justiça,
só o dinheiro aqui vale
Um futuro melancólico,
espera a posteridade
A maioria é irresponsável,
não cumpre o dever
Nas maldades e nos vícios,
contaminados vão morrerL
amentam e se desesperam,
mas nada foram fazer
Abandonam a juventude,
que nem o futuro vai ver
Apressam o fim de tudo,
poucos tem boa intenção
Não pensam mais no futuro,
de todos que aqui estão
Destroem a Natureza,
sem a menor compaixão
Inventam para ganhar o dinheiro,
todos os meios de destruição
É preciso que se corte,
a corrente do mal
Chega de destruir,
que todos parem para pensar
Todos usem o bom senso,
quando da Natureza se tratar
Usem a Consciência,
pensem nos que vão chegar




Cássia Eller - Palavras ao Vento

terça-feira, 27 de maio de 2008

Sentimentos - Egoismo

Recados Para Orkut

Egoísmo não é viver como queremos,

egoísmo é querer que os outros vivam como queremos que eles vivam.



Recados Para Orkut




Sou humano, logo sou egoísta.
Quem?
Egoísta,
EU?

É, o egoísmo é uma das maiores características deste ser pensante, o HOMEM.
E porque não dizer que o egoísmo é um vício!
Na verdade o que vem a ser um vício, ou o que vem a ser um viciado?
Viciado é todo aquele que perde o comando da sua mente.
Que não consegue fazer valer a sua vontade real.
Que se sente dominado, aprisionado a determinadas condutas.
Se formos analisar o vício em sí, depararemos com o egoísmo como raiz oriunda das atitudes que conduziram a este estado de vício.
Há muitos tipos de egoísmo, dentre eles podemos ressaltar o individual, o social, o político, o religioso, o econômico.
Mas como o egoísmo é uma palavra muito forte e muito feia, ninguém aceita ser chamado de egoísta, e sempre terá um bom argumento para justificar suas atitudes egoístas.



Recados Para Orkut

O egoísta individual, se acha uma pessoa maravilhosa, dotada só de qualidades, e ao ser, por ventura, enquadrado no grupo dos egositas nato, vai tentar fundamentar porque não o é, com tanta veemência, fará monólogos intermináveis na comprovação do seu “não egoismo”, que com isto se fará presente, como centro das atenções por um tempo ainda maior, e depois de tudo elucidado, sairá se sentindo vitorioso.
Somos “expert” em identificarmos o egoísmo alheio e assim sendo nos colocamos na defensiva, e com isso estamos acentuando o nosso lado egoísta.
É o egoísmo falando alto.Há os que praticam a caridade dando um pouco do que têm aos necessitados e com isso não se consideram egoístas.
Mas o “não egoismo” é muito mais do que isso.
O verdadeiro valor está em fazer a caridade,. mas se a praticamos e dizemos que não esperamos nenhuma recompensa nesta vida terrena, por certo estaremos a espera de uma recompensa numa outra vida, se é que ela existe.
Mas como não temos certeza, achamos melhor não arriscar..



Recados Para Orkut


É o egoísmo falando alto.
Você está passando por uma situação difícil e o seu emocional está tremendamente abalado.
Você precisa de alguém que lhe ouça, pois o fato de dividir um problema com alguém faz com que este se torne menos “pesado” .
Só que este alguém, ao invés de ouví-lo, vai tentar confortá-lo contando casos semelhantes, onde ele mesmo é o protagonista.
E o que é pior, não se dará conta de que inverteu os papéis.
Sairá satisfeito desta explanação e consequentemente se sentindo mais leve, e ainda por cima, com a sensação de dever cumprido.
O mesmo ocorre nos casos de doença física ou psicológica.
Neste campo então os exemplos são fertéis e muitas vezes com fins trágicos.
Só que a pessoa normalmente não se dá conta do rumo que a conversa está tomando, pois está tão embevecida em ser o centro das atenções que ao invés de animar o então “paciente” acaba jogando-o na sarjeta, e só cairá em sí quando acabar de contar o episódio e então ficar aquele silêncio macabro.
Aí então nada mais poderá ser feito.
Todos sabemos que há inúmeras situações semelhantes, mas naquele momento não conseguimos valorizar a situação do outro.
Temos sempre que tomar a dianteira e nos colocar no centro.
Na verdade as pessoas não conseguem sair de si mesmo.
Não conseguem olhar ao seu próprio redor e enxergar o outro. Sempre têm os olhos voltados para si.
Quando será que teremos o respeito de ouvir, sem nada falar, de opinar, sem mencionar casos próprios, de nos compadecer de uma doença sem nos colocar no centro, desviando a atenção do então fragilizado.
É o egoísmo falando alto.



Recados Para Orkut

Nos casos de sucesso alheio então, o egoísmo se mostra sem qualquer roupagem.
Se sabemos que alguém está em ascenção, ficamos pensando: “ porque com ele e não comigo?
O quê será que há de errado comigo ...
Será que não sou merecedor de tamanho sucesso?”
Com isto mandamos, sem qualquer economia, uma dose imensa de energia negativa para o então vencedor, e se por ventura ele vier a fracassar, diremos com toda a convicção: “está vendo como ele não era merecedor!
Se tivesse acontecido comigo, o resultado seria diferente.”É impressionante como conseguimos ser egoístas no nosso dia a dia com coisas tão pequenas.
Se vamos deixar nossos filhos na escola paramos o carro bem na porta, na importa se estamos em fila dupla, bloqueando o tráfego, quem sabe causando transtornos àquele executivo, que não tem filhos naquela escola, que tem uma reunião importante de negócios e já se encontra atrasado, e ainda por cima tem que ficar, ali parado, esperando a criança descer, pegar sua mochila e ainda dar beijos de despedidas em todos que não vão descer.
Ou mesmo nos casos em que encontramos uma vaga para estacionar.
Na verdade há espaço para dois carros mas paramos bem no meio, pois assim nos poupamos de manobrar, sem nos importarmos com o outro que poderia também ali estacionar.
Há os que numa estrada congestionada andam pelo acostamento sem se preocupar que podem vir a causar acidentes, além do que, quando querem retornar à pista forçam sua entrada causando transtornos ainda maiores.


Recados Para Orkut



E nas filas de bancos há os “espertos” que quando encontram um conhecido, que está quase para ser atendido, logo se colocam na frente dele travando uma conversa boba não deixando margem nem para ele mesmo protestar. E o pior é que ainda contam vantagem, aos outros, por conta destas atitudes.É o egoísmo falando alto.Há aqueles que ocupam cargos chamados de “confiança”. Alguns colocados lá pelas nossas mãos e tão logo, nos gabinetes entram, esquecem-se das promessas feitas e vão passando por cima, como se fossem rolos compressores, de valores como honestidade, honra enfim, de tudo e de todos e neste ritmo seguem a caminhar rumo a uma ambição desmedida, uma ganância imensa, procurando tirar o maior proveito, em causa própria, para desfrutar ao máximo o tempo que lá ficarem. No seu íntimo pensam “se todos os que por aqui passaram, fizeram, eu é que não vou perder esta oportunidade...”Nos relacionamentos seja quando o amor é imenso ou quando ele já não se faz mais presente, o egoísmo aparece de todas as suas formas.



Recados e Imagens - Frases e Pensamentos - Orkut



Vou me valer de um poema de * Liv Ullmann que tão bem retrata esta presença egoística.Egoísmo!!!??Minha felicidade sou eu , não você.Não só porque você pode ser temporário, mas também porque você quer que eu seja o que não sou...Não posso ser feliz quando mudo só para satisfazer a você. só para satisfazer seu egoísmo Nem posso me sentir contente quando você me critica por ter meus pensamentos, ou por ver o que você não vê... Você me chama de rebelde. No entanto, cada vez que rejeitei suas crenças... você se rebelou contra mim... não procuro moldar sua mente.. Sei que você está se esforçando para ser só você... E não posso permitir que me diga o que quer ser,pois estou concentrada em ser eu... Você disse que eu era transparente… e fácil de esquecer.... mas, então, porque tentou usar a minha vida?? para provar a si mesmo o que você é...??!!

É o egoísmo falando alto. Há quem diga que o homem é uma ilha. Eu diria que o homem é uma estrela situada na imensidão do céu, e que aos seus olhos, está rodeado de outras estrelas, mas a distância que existe entre uma e outra é tão imensa que se torna inatingível. Assim sendo prefere olhar sempre para sí mesmo, e com isto se sente parte do todo e mais uma vez se situa como o centro do universo.



Recados Para Orkut



Será que um dia haverá um remédio para o egoísmo?

Será que haverá o dia em que conseguiremos olhar o outro à nossa imagem e semelhança?

No fundo sabemos que o remédio está dentro de nós mesmos, e é de uma simplicidade imensa, temos só que agir usando a BOA VONTADE.O dia que conseguirmos comemorar a vitória do outro como se nossa fosse, que conseguirmos nos alegrar com a ascenção do outro como se fosse a nossa, que conseguirmos chorar com a dor do outro, sentindo-a na mesma intensidade, que conseguirmos....., que conseguirmos....., que conseguirmos....

Quem sabe poderemos nos intitular: SERES HUMANOS



Enya - Sail Away

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Sentimentos - Indecisão

Uma indecisão é geralmente um estado emocional de aflição em quem uma pessoa não consegue escolher uma das opções em que ela é submetida.
Pode ser desde coisas simples, como uma cor ou modelo de bolsa, até alguma decisão em que poderá mudar diretamente ou drásticamente a vida da pessoa.
Caso a opção que a pessoa vá escolher não seja pensada com calma (o que isso poderá mudar na vida da pessoa, consequências, perdas, ganhos, vantagens, desvantagens e etc.), poderá ocorrer o arrependimento da parte da pessoa, e talvez, ela não poderá mais escolher outras opções ou a outra opção.




Indecisão descreve nossa capacidade de realizar as tarefas, passo a passo.
Dividir a energia.
A realização depende das bases.
Saber estabelecer as prioridades é uma arte.
Ela diz, que para você poder fazer o que quer, primeiro precisa satisfazer suas necessidades.
Mostra que para plantar é preciso adubar a terra.
Ou seja, só a conquista de estruturas básicas abre a possibilidade de investir no desenvolvimento dos nossos dons.






O que lhe permite agora, começar a explorar outras fronteiras.
Vinha sentindo-se já um pouco dividido, e que faltava alguma coisa na sua vida. Mas, recentemente está conquistando a satisfação das suas necessidades. Assim vais poder se dedicar ao desenvolvimento de outros ideais.
Porém, você ainda não sabe para onde ir.






É necessário olhar mais para seu redor.
Explore o maior número de oportunidade.
E você estará atento a isto.
Está com sede de vida. Muitos caminhos vão surgir.
Quando encontrar o caminho certo.
Não haverá dúvida.
No momento que você encontrar aquela situação que permite você utilizar as potencialidades que quer desenvolver agora, e tiver a chance de atingir seus anseios, não irá titubear.
A oportunidade vai ser boa demais.
Quando perceber, já terá mergulhado nela.
Como uma paixão.






Adriana Calcanhoto
Vambora


domingo, 25 de maio de 2008

Sentimentos - Bondade


Bondade é a qualidade correspondente a ser bom, ou seja, a qualidade de manifestar satisfatoriamente alguma perfeição, que se pode aplicar a pessoas, coisas e situações. Em que pese a bondade ser usada freqüentemente para designar uma virtude pessoal, quando aplicada a objetos e situações ela pode se referir apenas à perfeição de algumas características do objeto ou situação. Por exemplo: ao afirmar que um vinho é bom, a bondade em questão se refere apenas às qualidades de aroma e sabor. A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em não fazer o mal, ou de um objeto ou situação em não ser prejudicial, neste sentido tem por sinônimo a benignidade. Neste sentido, na medicina diz-se que um tumor é benigno, embora, concretamente, seja uma patologia. A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em fazer o bem, neste sentido tem por sinônimo a benevolência





"Quando você dá um pequeno pedaço do seu coração, você está dando a única coisa que pode dar, e que, depois que você dá, você fica com mais do que antes de ter dado um pouco dela"


Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens


É muito natural que, em nossos primeiros passos na seara do bem, sintamo-nos decepcionados com a indiferença demonstrada por alguns indivíduos que nos rodeiam. Em nosso íntimo, guardamos secretamente o desejo de que o bem que praticamos seja reconhecido. Isso é algo perfeitamente compreensível.
Contudo, para que o nosso ânimo não fique à mercê da gratidão dos outros, é necessário que compreendamos o que é, verdadeiramente, agir com bondade. Para que não nos entristeçamos com a incompreensão alheia, precisamos eliminar qualquer expectativa de reconhecimento pelas nossas ações. Esse é um trabalho psicológico delicado que exige um certo empenho.
É preciso que nos desliguemos daquilo que fizemos, por mais nobre que tenha sido a nossa ação. Se não nos consideramos diferentes das outras pessoas porque fazemos o bem, quando a adversidade aparece, nós a enfrentamos sem reclames ou revoltas. Se, no entanto, estamos constantemente a espera de recompensas pelo que julgamos ter feito de bom, cada vez que surge um problema, pensamos: “Eu faço tudo direito, isso não deveria estar acontecendo comigo”. Na prática, isto significa potencializar a dor, isto é, multiplicá-la pelo pseudo-valor que atribuímos a nós mesmos.
Não é exagero afirmar que, quanto maior for a pretensão de sermos bem tratados pelos nossos “méritos”, maiores serão as frustrações, decepções e desilusões. O estrago da queda é proporcional à altura em que acreditamos estar. Se, ao contrário, não nos considerarmos merecedores de homenagens, reconhecimentos e elogios, estaremos bem mais preparados para tolerar e compreender a ingratidão, a indiferença e a desonestidade. Não que mereçamos o mal em decorrência do que fazemos de bom. Não é isso. Simplesmente não nos afetaremos tanto com a maldade, ao ponto de pensarmos que o bem não vale a pena, se apenas formos bondosos pela bondade, honestos pela honestidade e generosos pela generosidade.
O verdadeiro bem é aquele praticado sem qualquer interesse, e unicamente por amor à Verdade. Não há como negar que a ingratidão daqueles a quem ajudamos com sinceridade e carinho, abre feridas em nossos corações. Contudo, elas cicatrizarão mais rápido se compreendermos que aquilo que importa é a prática do bem, independentemente de quem tenha sido beneficiado por ela. A nossa insistência em agirmos do melhor modo que pudermos, dar-nos-á a sabedoria necessária para não cairmos em novas armadilhas.
Um dos atributos da bondade é a prudência. Ela é presenteada por Deus ao justo, para que ele, sem perder a pureza, possa se defender dos aproveitadores e trapaceiros. À medida que vamos progredindo moralmente, sentimos uma necessidade cada vez maior de melhorarmos a nós mesmos e de efetuarmos boas obras. O serviço aos outros torna-se um prazer. A ação correta e a palavra honesta não são mais meios para se atingir o paraíso, mas sim partes desse paraíso, componentes fundamentais do nosso bem estar. Quem ama o bem, não pode viver sem ele.
Quando pautamos de fato a nossa vida pelas virtudes, o sentido de estarmos vivos passa a ser o de sermos virtuosos. Para quem ama servir, ser o servidor de todos é a maior satisfação que se pode ter. Não há outras além dessa. O serviço a todos é o motivo maior da sua felicidade, e não a gratidão daqueles a quem serve. Como diz uma frase de pára-choque de caminhão: “O bom não é ser importante; o importante é ser bom!”.
Se os outros não compreendem a nossa vontade de ajudar ou não nos agradecem pelo auxílio que prestamos, isso não é razão para desanimarmos. Ser bondoso não é ser considerado assim pelos outros, mas é seguir o chamamento espontâneo do próprio coração, que deposita toda sua esperança na oportunidade de prosseguir servindo sempre, e em nada além disso.
Ter bondade é ter a coragem de se dedicar integralmente ao bem, abrindo mão de toda recompensa...



sábado, 24 de maio de 2008

Sentimentos - Arrependimento




Na origem da palavra, arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Diferentemente do
remorso, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, e que, pensando apenas no próprio bem, é capaz até de infligir a si mesmo algum tipo de castigo (como uma auto-flagelação por exemplo) apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu (punição que pode realmente, ou não, vir a penar), o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas (ou o mal que acredite haver causado a algum ser/entidade sobrenatural em que creia).
Essa
sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.



glitters



Dentre as emoções mais amargas sentidas pelos seres humanos, está o arrependimento.
Ele chega tardiamente, embrulhado em sombras, trazendo o travo do fel.
Insinua-se como tóxico penetrante, quando não irrompe desgovernado, produzindo desastre...
Nunca antecipa sua presença, mas quando chega mata a esperança, subjuga a coragem e vence a resistência.
É útil para despertar a consciência e desastroso para a convivência demorada, porque destrói a vida.
Assim, o arrependimento deve ser aproveitado, pela alma que o sente, para elevar-se acima da sua influência perniciosa.
Quando a luz do arrependimento se acende na consciência culpada, esta visualiza, com nitidez, os desatinos cometidos e se julga perdida.
Mas o arrependimento, ao contrário do que se pensa, é bênção que enseja ao arrependido maturidade e convite à reparação.
É a porta que se abre para que a alma equivocada busque o acerto e se renove para Deus.




Assim, se o arrependimento nos visita, não façamos dele motivo para o desalento.
O agricultor desavisado, que semeia espinhos ao invés de boas sementes, ou desleixado, que permite o alastramento das ervas daninhas, quando se dá conta de que sua lavoura corre perigo, não pode ficar se lamentando, de braços cruzados.
Ao contrário, deve agir rapidamente para recuperar o tempo perdido.
Assim, se o arrependimento bater nas portas da nossa consciência, devemos acolher com a tranqüilidade de quem reconhece que se equivocou, mas que deseja, sinceramente, refazer a lição com acerto.
Pense nisso!
Para evitar arrependimentos futuros convém que façamos, no momento presente, o melhor que estiver ao nosso alcance.
A consciência é guia seguro para nortear nossas atitudes, uma vez que nela estão inscritas as leis divinas.
Em última análise, arrepender-se é jamais ter que pedir perdão.



Lembre-se que tudo aquilo que fazemos envolve alguma pessoa, qualquer que seja, portanto, avalie bem a situação e não pense só por você.
Todos estão cansados de saber que não adianta chorar pelo leite derramado, mesmo sendo um clichê pra lá de conhecido, pode nos ajudar bastante nos momentos de arrependimento e frustração... se levado a sério, claro.
Ah, se arrependimento matasse... pois é, mas não mata não, mesmo assim fique esperto para não dar mancadas demais e ficar mal com as pessoas e principalmente com você mesmo.
preocupado com suas últimas atitudes?
É isso aí...
Ninguém deve julgar ninguém.!!!



sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sentimentos - Aceitação






Aceitação é antes de tudo gostar de si mesmo. E sem este gostar nada mais será possível. Sou o que sou diante de mim e dos outros, mesmo sabendo que muitas vezes é difícil ser assim. Somos criticados, censurados, julgados e as vezes até mesmo condenados...sempre vamos pagar um preço por ser nós mesmos, por aceitarmos nosso verdadeiro eu.
Não importa...Claro que vivemos em um grupo social que têm regras e normas, mas mesmo assim é possível se ter auto estima, gostar de si mesmo. A sensação de paz interior é um dos maiores indicativos que podemos ter diante de uma boa auto aceitação.










A ARTE DA ACEITAÇÃO






O homem pode abrandar ou aumentar a amargura das suas provas pela maneira que encara a vida terrestre...” “...contentar-se com sua posição sem invejar a dos outros, de atenuar a impressão moral dos reveses e das decepções que experimenta; ele haure nisso uma calma e uma resignação...


” As atitudes com as quais nos posicionamos diante das diferentes situações da vida, podem determinar o nível de crescimento, satisfação e transformação pessoal. "


Quando nos propomos a olhar para os fatos de nossa vida como “atitude mental de aceitação”, encarando tal como eles se apresentam, estamos assumindo a responsabilidade sobre a realidade que nos cerca.


Aceitar a realidade é deixar passar o primeiro impacto da emoção contrária ao ocorrido, visualizar com clareza as possibilidades de aprendizado e avaliar com respeito e adequação as dificuldades e formas de enfrentá-las, dentro dos recursos e condições que temos e seguirmos adiante num processo harmonioso de evolução, com paz e equilíbrio.


É importante mantermos nossa atenção no momento presente para estarmos disponíveis a novas experiências e aumentarmos nosso aprendizado.


Quando não encaramos os fatos com aceitação ao recebermos um impacto muito grande, uma perda ou situação muito dolorosa à integridade da alma, podemos reagir com uma “atitude mental de negação”.


A negação pode ser temporária, para aliviarmos um impacto sofrido, reunirmos forças, enfrentarmos e aceitarmos novamente a realidade como ela é.


Também, podem ocorrer mecanismos de defesa contra a realidade por um período de duração mais prolongado, com a atitude de afastamento do contato com o presente, imaginação de sermos o que não somos, fantasiar ou esconder de nós próprios a nossa realidade criando uma rivalidade interior.




"O esforço utilizado para se apegar a uma idéia contrária à realidade, faz com que haja um desgaste energético muito grande, tendo em vista: o desvio da força vital para aceitar a limitação; a pressão interna para sustentar o que não é; a diminuição da vontade pessoal, da auto-estima e da autoconfiança; a identificação com os processos destrutivos que causam obstáculos ao bem estar físico, mental, emocional e espiritual.


Ao passo que se aceitar é descobrir o prazer e a arte de estar vivo: · é colocar-se em atitude de atrair soluções para os problemas, · é redirecionar os esforços (físico, mental e emocional) para gerar mudanças pessoais, · é cultivar harmonia ao seu redor, · é o redespertar da vontade interior de ser o que é, · é mostrar-se aos outros como se é, · é aceitar aos outros como eles são, · é estar presente na vida utilizando todo nosso potencial para criar novos objetivos, · é dirigir-se rumo ao progresso, à eternidade, à plenitude, · é encontrar o passo certo na dança da vida, · é assobiar ao ritmo melodioso da canção da alma que diz:


“É chegada a hora de afinar o instrumento,de dentro para fora, de fora para dentro”.




Whitney Houston - I Have Nothing

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Sentimentos - Ciúmes




Por sua natureza e seus efeitos, o ciúme se aproxima da inveja. Porém, entre ciúme e inveja permanecem algumas diferenças. Na inveja, sentimos que outros possuem um bem que desejamos para nós, enquanto no ciúme defendemos um bem que julgamos nosso e que não desejamos ver partilhado com outrem.


· Ciúme é comparação. E fomos ensinados a comparar, fomos condicionados a comparar, comparar sempre. Alguém possui uma casa melhor, alguém tem um corpo mais bonito, alguém tem mais dinheiro, alguém possui uma personalidade mais carismática. Compare, continue comparando a si mesmo com todo mundo que você encontrar, e o resultado será um grande ciúme; esse é o sub produto do condicionamento da comparação.
De outra maneira, se você deixa de comparar, o ciúme desaparece. Assim você simplesmente sabe que você é você e ninguém mais, e que não há nenhuma necessidade de ser outro alguém. É bom que você não se compare com as árvores, senão você começaria a se sentir muito ciumento: porque você não é verde? E porque Deus tem sido tão duro com você - e nenhuma flor? É melhor você não se comparar com os pássaros, com os rios, com as montanhas; do contrário você irá sofrer. Você só se compara com os seres humanos, porque você foi condicionado a só se comparar com os seres humanos; você não se compara com os pavões e com os papagaios. Senão seu ciúme seria bem maior; você estaria tão sobrecarregado de ciúmes que você não seria capaz de viver de maneira nenhuma.
A comparação é uma atitude muito tola, porque cada pessoa é única e incomparável. Uma vez que esse entendimento se estabelece em você, o ciúme desaparece. Cada um é único e incomparável. Você é apenas você mesmo: ninguém nunca foi como você e ninguém nunca será como você. E você também não precisa ser nenhum outro.
Deus cria somente originais; ele não acredita em cópias carbono.
Um grupo de galinhas estava no quintal quando uma bola de futebol passou por sobre a cerca e caiu no meio delas. Um galo chegou gingando, estudou-a, e então disse, "Não estou reclamando garotas, mas vejam o trabalho que eles estão fazendo no vizinho ao lado".
Na porta do vizinho grandes coisas estão acontecendo: a grama é mais verde, as rosas são mais rosadas. Todo mundo parece estar tão feliz – exceto você. Você está continuamente comparando. E a mesma coisa está acontecendo com os outros, eles também estão comparando. Talvez eles também achem que seu gramado é mais verde – sempre parece mais verde à distância – que você tem uma esposa mais bonita... Você está cansado, você não pode acreditar como você permitiu se envolver com essa mulher, você não sabe como se livrar dela – e o vizinho pode estar com ciúmes de você, que você tem uma mulher tão bonita! E você pode estar com ciúmes dele...
Todo mundo tem ciúmes de todo mundo. E com ciúmes criamos um tal inferno, e com ciúmes nos tornamos muito medíocres.
· Devido ao ciúme você está em constante sofrimento; você torna-se medíocre para os outros. E por causa do ciúme você começa a ficar falso, porque você começa a fingir. Você começa a fingir coisas que você não possui, você começa a fingir coisas as quais você não pode ter, que não são naturais a você. Você se torna cada vez mais artificial. Imitando os outros, competindo com os outros, que mais você pode fazer? Se alguém tem alguma coisa e você não tem, e você não tem a possibilidade natural de ter isso, o único jeito é arranjar algum substituto barato para isso.
· Basta olhar para dentro de sua mala e você irá encontrar tantas coisas artificiais, falsas, coisas fictícias – pra que? Porque você não pode ser natural e espontâneo? – devido aos ciúmes.
O homem ciumento vive no inferno. Pare de comparar e os ciúmes desaparecem, a mediocridade desaparece, a falsidade desaparece. Mas você só pode deixá-los se seus tesouros íntimos começarem a crescer; não existe outra maneira.
Cresça, torne-se um individuo mais e mais autêntico. Ame e respeite a si mesmo do jeito que Deus lhe fez e então, imediatamente, as portas do paraíso se abrem para você. Elas sempre estiveram abertas, você simplesmente nunca deu atenção a elas.


Aerosmith - I Dont Wanna Miss a Thing

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sentimentos - Cumplicidade



Uma relação a DOIS, seja de amizade,
amor ou convivência social,
precisa sempre de alguns ingredientes e penso que os principais
são a compreensão, cumplicidade e a responsabilidade.
Sem eles, não haverá a continuidade
e o crescimento da relação para níveis mais elevados.





Cumplicidade, confiança,
demonstração de sentimento um pelo outro,
maturidade, e acima de tudo,
respeito pelas diferenças de gostos e opiniões.





Muitas vezes nos sentimos incompreendidos pelas pessoas,
pelo mundo e até por nós mesmos.
Nos deixamos levar por coisas, comentários,
ações e até o movimento normal que o Universo faz,
se torna parte conspiração da nossa tristeza.
Quem é que NÃO passa por provas no seus dias?
Quem é que não comete deslizes e procura concertar?
Quem é que NÃO questiona seus pensamentos, valores e até desejos?
Quando falamos em um relacionamento, penso que devemos SEMPRE procurar compreender o outro e principalmente a si mesmo.
Todos somos seres falhos, a perfeição somente é possível para Deus, claro que NÃO devemos nos deixar ser irresponsáveis.
Compreender é muito mais do que só dizer que compreende, é se envolver é ser CUMPLICE.
A Cumplicidade é no meu ver a parte mais importante de um relacionamento, porque sem isso, sempre haverá um culpado e quando há culpados, todos perdem.
Em uma relação NÃO há erro único de uma pessoa, se você participou, também é culpado e se ficou ausente, TAMBÉM.
Não tem isso. Devemos ser CUMPLICES de todas as coisas, principalmente das vitórias, quando poderemos estourar a champagne e beber a nossa saúde.
Quando caminhamos JUNTOS, não somos somente uma vida, uma pessoa, um sonho.
Somos muito mais que isso, somos RESPONSÁVEIS pela vida do nosso companheiro, do nosso cúmplice nas coisas da vida.
Sempre seremos responsáveis por nossas ações, sejam elas conscientes, bem como as inconscientes.
Somos e devemos nos sentir totalmente responsáveis pelo outro, pela sua alegria, pela sua tristeza, pela sua vida...
A VIDA é e pode ser SEMPRE maravilhosa se não nos sentirmos sozinhos ou perdidos no mundo.
Cúmplices em tudo.
Responsáveis por cada momento,
procurando compreender
a nossa missão de crescimento e aprendizado.

Ana Carolina - Quem de nós dois


















terça-feira, 20 de maio de 2008

Sentimentos - Medo




Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem.
O medo está por trás do fracasso,
da doença e das relações humanas desagradáveis.
Milhões de pessoas têm medo do passado,
do futuro, da velhice, da loucura e da morte.
O medo é um pensamento em sua mente
e você tem medo dos seus próprios pensamentos.





"Podemos facilmente perdoar uma
criança que tem medo do escuro;
a real tragédia da vida é quando
os homens têm medo da luz."
(Platão)



Todos sabemos que o medo é uma reação protetora e saudável do ser humano.
O medo "normal" vem de estímulos reais de ameaça à vida.
A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo. Mas e quando tudo tem causado medo e não conseguimos agir?
Todo mundo teme algo - assaltos, aviões, doenças, dentistas, solidão, entre outras coisas.
Claro que a intensidade do medo é intensificada pelo histórico de vida de cada um.
Portanto, diante de nossos pavores, só nos restam duas alternativas: lutar ou fugir.
Em princípio, lutar pode ser uma reação positiva.
Isso não quer dizer que fugir seja uma reação negativa.
Tudo depende da situação e é preciso reconhecer os próprios limites.
Quando há uma situação de ameaça real à sua vida, o medo não é uma reação patológica, mas de proteção e autopreservação.
O mesmo não acontece quando estamos sob o domínio do pânico e o medo passa a tomar conta de nossa consciência.
Quando em pânico, a pessoa nem foge nem enfrenta, mas fica paralisada e sem controle.
Nesses casos, deve-se buscar a sua origem para conseguir agir.
Situações reais de perigo exigem discernimento, mas o medo irracional, sem causa real, deve ser enfrentado.
Nosso inconsciente não diferencia fantasia de realidade.
Por isso, ficar pensando em todas as vezes que não conseguiu, ou ainda, que nem adianta começar, baseando-se nas experiências anteriores negativas, fará com que sua mente reaja de acordo com esse pensamento, pois o medo nasce da associação que nossa mente estabelece com essas experiências, sem discernir que não ocorrerão mais.
Sua mente não sabe distinguir o que é passado e presente, realidade e fantasia.
E se esse seu pensamento continuar presente, sua mente irá acreditar nele como real.
Como surge o medo?
Além dos perigos iminentes e reais, nossos temores podem aparecer por causa das associações que fazemos ao longo da vida.
Por exemplo, uma criança que teve sua casa destruída durante uma tempestade pode sentir-se ameaçada por uma tragédia toda vez que chover intensamente.
Querendo ou não, sua mente fará essa relação.
Ou pessoas que passaram por muitas privações quando crianças e que não tinham o que comer, ou "brigavam" com os irmãos pela comia, podem desenvolver uma tendência de comer exageradamente, como se sentissem, ainda que inconscientemente, medo de passar fome novamente ou então para compensar aquilo que não tiveram.
Isso pode ocorrer.
Nossa mente inconsciente é atemporal: não tem passado nem futuro. É como se tudo estivesse sendo vivenciado no momento presente. Não há discernimento do que aconteceu, o passado e o presente se misturam.
O medo de que não vai conseguir é muito comum e acaba interferindo diretamente na auto-estima, no amor-próprio e na autoconfiança.
Uma pessoa que não age por medo de não conseguir, não acredita em sua capacidade e, assim, está perdendo também a oportunidade de reverter todo esse quadro.
Pode ainda haver o medo de aumentar mais o peso e, assim, ter problemas de saúde, sobrecarregar os órgãos, medo esse por motivos concretos que podem estimular muitos a mudar seus hábitos em busca de uma melhor qualidade de vida.
Se você consegue, ao menos, pensar que pode enfrentar a situação, já é um progresso.
Mas, e quando nada conseguimos fazer, a não ser sentir medo?
Quando alguém diz que não consegue, que vai desistir porque sabe que não irá conseguir, geralmente são pessoas que estão com a auto-estima muito baixa e que se amam muito pouco ou não se sentem capazes de cuidar de si mesmas.
Querem fórmulas mágicas, resultados imediatos.
Querem o impossível, pois assim fica mais fácil justificarem para si mesmas que irão desistir por medo.
Procure descobrir o que o medo simboliza para você, o que ele representa, pois, quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna.
Explore seu medo, descubra o que está por trás dele. Se tiver dificuldade para fazer isso, busque ajuda profissional.
A pessoa mais prejudicada nesse processo todo é você mesma.
Por isso, arregace as mangas e trabalhe contra tudo isso, sem pensar em desistir.
Afinal, ou o medo controla você ou você o controla.
Qual você prefere?





Pholhas - My Mistake

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sentimentos - Indiferença

"Existem vários caminhos, várias direções.
Cada um deve escolher o seu.
Alguns caminhos se cruzam, outros não.
O importante mesmo é caminhar."



O que é indiferença?



Seria um desvio de comportamento, um costume, uma forma de sobrevivência, um mecanismo de defesa, de resistência, ou conseqüência do egoísmo e do medo? O fato é que todos nós, uns mais outros menos, somos indiferentes, "passamos ao largo" de muitas coisas, realidades, fatos e pessoas, em algumas situações, até de nós mesmos.



A indiferença tem um poder devastador.


Ela é a companheira doentia do dominador e opressor, também dos que preferem as desigualdades, a violência, o ódio e a morte.


Os indiferentes, de uma forma ou de outra, ferem, rejeitam, excluem, matam.


Está correta a conclusão: o contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença.





O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola.


Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio.


Elas estão erradas.


Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.


O que seria preferível, que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar, ou que lhe fosse totalmente indiferente?


Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência?

O ódio é também uma maneira de se estar com alguém.









Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.
Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam.

Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo.

Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito.
Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo.
O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.
Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê?
De coisa alguma.
A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí.
Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência.
Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência.
Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos.
A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.
Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada, ou criticada pelo que apronta.
Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada.
Só bem mais tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.












domingo, 18 de maio de 2008

Sentimentos - Mágoa




Mágoa é decorrente de tristeza, decepção, desilusão, amargura...


Você tem alguma? Todos a temos. Uns com menos, outros com mais.



Faça a si mesmo três perguntas:



Você assume que ocorreu afronta em termos muito pessoais?



Você culpa o autor da afronta por como você se sente?



Você criou ou tem uma história sobre a afronta?



Pois bem! Se a resposta for positiva para os três itens acima, a mágoa existe em seu coração.



Tomara que você já tenha conseguido dar uma resposta negativa para qualquer dos itens,



pois aí já estará no caminho de libertação desse sentimento que causa inclusive prejuízos à saúde.



Se existe mágoa e seus decorrentes prejuízos, o caminho é tentar compreender a pessoa que



lhe causou tal sentimento. Colocando-se no lugar dela, você entenderá e poderá partir para



extirpar o sentimento de si mesmo.


Perdoar não significa esquecer.



Temos memória.



Fica registrado.



Perdoar significa não sentir mágoa quando a lembrança surge.



Vamos tentar livrar-nos da mágoa?



Imagine uma casa.



Desenhe-a na mente com seus vários cômodos.



Normalmente colocamos a mágoa na sala de visitas e até a levamos na a varanda da frente.



Pois a todo momento estamos falando dela, recordando-a e sofrendo tudo novamente.



Ela se espalha pela casa toda, todo dia.



Vamos combinar algo novo: quando surge a lembrança, mandemos a mágoa para o quartinho dos fundos.


Deixemos lá que vai chegar um dia que faremos uma limpeza no quartinho e a jogaremos fora.

É a primeira providência.

Ir administrando a lembrança desagradável e desalojando-a de nosso dia-a-dia.


Tirando-a de nossa sala de visitas (entenda-se de nossa convivência) e mandando-a para o despejo da casa.

Um dia o tempo resolve isso.



Livremo-nos da mágoa.


Ela só nos faz mal.


E muito mal.

Faz sofrer, abala a saúde, transforma-se em câncer!



Se alguém nos decepciona, ilude, ofende, maltrata, o problema é dela, não nosso.


Vamos aceitar e passar recibo, entrando no mesmo nível?



Viemos para a felicidade.


Treinemos dispensar a mágoa de nossa convivência.


Ela não é uma boa companhia!


Há tanta companhia boa diferente.


Para que perder tempo com ela?




Pra finalizar um vídeo que exemplifica bem a mágoa, o reconhecimento e o perdão, muito lindo!!!!