sexta-feira, 15 de junho de 2007

Cobiça


Há pessoas que amam muito o sol. Constróem suas residências de veraneio, alugam residências ou simplesmente, montam suas barracas para desfrutar o sol de verão.
Mas, muitas destas pessoas ficam deprimidas, quando em outras partes do ano, precisam enfrentar dias nublado onde o sol parece ter tirado férias ou viajado para lugar distante.
O mundo tem o seu contrastes. Pessoas que vivem em países ensolarados, como o nosso, querem viajar e conhecer países onde o sol não brilha com tanta intensidade. Para eles, o sol se torna algo tão comum que não percebem mais sua importância e beleza. E em regiões secas e castigadas pelo sol, como vem bem um período de chuvas suaves e refrescantes! Assim é a natureza humana! Por ter prazer naquilo que é escasso, perde a alegria e o prazer de aproveitar ao máximo aquilo que é abundante e está ao seu alcance.
Como esse problema é comum! - Parece que somos propícios à cobiça não só do clima de outros países.
Somos propensos a desejar coisas que estão aquém de nossas posses ou de nossos controles. Com isso, perdemos a oportunidade de nos alegrarmos com os favores divinos que recebemos com abundância.
O verdadeiro prazer na vida é aprender a viver desfrutando o que se tem e saber não sofrer ansiosamente por aquilo que não se tem. A cobiça é o desejo desenfreado de possuir o que pertence a outro e não a nós. Sabendo desta fraqueza humana, nosso Criador estabeleceu o mandamento: - "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu servo, nem a sua serva, ... nem coisa alguma que pertença ao teu próximo." (Êxodo 20:17)
Se alguém impede que você seja feliz, cobiçando o que DEUS confiou a você, isto é um problema que tal pessoa tem de resolver com DEUS.
Mas, quando você cobiça o que é dos outros, isto é um problema que você terá de resolver com o seu Criador.
Quando valorizamos nosso relacionamento com DEUS, estabelecemos uma amizade profunda com o nosso Criador. E aquele que ama a DEUS, é amado por ELE de uma forma muito mais intensa e perfeita. Quem aprende a vivenciar este amor, aprende a viver contente desfrutando com alegria, aquilo que tem. Para tais, nenhuma quantidade de bens materiais, nenhuma qualidade de pessoas de seu convívio ou simplesmente sol e chuva, pode causar-lhe cobiça.
Assim, nenhuma casa, nem mulher ou seja lá o que pertença ao seu próximo, pode iludi-lo e fazê-lo se revoltar contra DEUS ou contra o seu próximo.
Certamente o segredo do caminho da felicidade, não está na cobiça. A cobiça gera descontentamento, inveja, ira e ódio.
Mas, o sentimento de gratidão pelo que temos, isto faz brilhar o sol da auto-realização da vida e leva ao louvor do nome de DEUS.
Que nosso contato com CRISTO, pela oração e pela reflexão diária, nos ensine a preciosa lição do aprender a desfrutar com alegria e gratidão, daquilo que DEUS nos concede a cada dia.

Nenhum comentário: