sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fardos




Quando a ilusão o fizer sentir o peso do próprio sofrimento, como sendo opressivo e injusto, recorde que você não segue sozinho no grande roteiro.
Cada qual tolera a carga que lhe pertence.

Existem fardos de todos os tamanhos e feitios.O poderoso arca com o peso da responsabilidade de decisões que influenciam grandemente o destino alheio.O sacerdote sofre a tortura de um condutor de almas.

O coração materno angustia-se com a sorte de seus filhos.O enfermo desamparado carrega as dores de sua indigência.A criança sem ninguém sofre seu pavor.Aprenda a entender o serviço e a luta dos semelhantes para não se supor indevidamente vítima ou herói.

No campo das provações, todos são irmãos uns dos outros, mutuamente identificados por semelhantes dificuldades, dores e sonhos.Suporte com amor o peso de suas obrigações e caminhe.

Do acervo de pedra bruta nasce o ouro puro.Do cascalho pesado emerge o diamante.Do fardo que transportamos de boa vontade procedem as lições de que necessitamos para a vida maior.

Talvez você se pergunte qual a carga transportada pelos maus e levianos, que aparentemente passam pela vida isentos de provações.

Provavelmente eles, sob uma falsa aparência de vitória, vivem sob encargos singularmente mais pesados do que os seus.Impunidade e injustiça são conceitos estranhos às leis divinas.

O céu não é um local físico predeterminado, mas um estado de consciência.Ele somente é acessível, com seus tesouros de paz e luz, para quem está em harmonia com as leis divinas.

Nada há para invejar de quem ainda nem começou a se recompor com essas leis, por leviandade ou preguiça.Pior ainda é a situação de quem, pela desdita de praticar o mal, está adquirindo débitos perante a vida.

Se o suor alaga sua fronte e se a lágrima lhe visita o coração, isso é um sinal de que a sua carga já está sendo aliviada.

Quem desempenha corajosamente, sem murmurações, as tarefas que lhe competem está caminhando para a plenitude de sua consciência.Provas bem suportadas, sem desânimo ou preguiça, convertem-se de forma gradativa em tesouros de entendimento, paz e luz para a ascensão da criatura.Lembre-se do madeiro injusto que dobrou os ombros doloridos do Cristo.

Sob as vigas duras no lenho infamante jaziam ocultas as asas divinas da ressurreição para a imortalidade.Deus criou o mundo estruturado por leis perfeitas, belas e justas.

Nesse harmônico concerto, por certo você não foi esquecido.Sua vida não é regida por acasos.As provações que o visitam visam a fortificá-lo, lapidá-lo, despi-lo de inferioridades que o infelicitam há longo tempo.Não imagine, sequer por um momento, que o Pai Amoroso que Jesus nos revelou possa ser cruel.As provas duram o tempo estritamente necessário para ajudá-lo a adquirir os valores e aprender as lições de que necessita.

Reduza sua quota de dores, dedicando-se ao bem com determinação e vigor.Dê um basta nas reclamações e nos vícios, alegrando-se ao executar as tarefas que a vida lhe confiou.Fardos e dificuldades não são desgraças, mas desafios a serem vencidos e superados, com otimismo e esperança.


(Chico Xavier)



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como é difícil começar...




Começar!

Como parece difícil para algumas pessoas dar o primeiro passo.

Seja para fazer o que for, uma atividade física, um programa de reeducação alimentar, um relacionamento afetivo, uma reforma de casa, um curso, ou seja, tudo que envolve mudança, mesmo que saibam que será para o próprio bem, resistem com unhas e dentes como se tivessem que dar um passo rumo a algo que as fará sofrer muito.

As desculpas e justificativas são inúmeras. Tudo passa a ser motivo de adiar para depois, para o amanhã, para segunda-feira, ou ainda desistem até antes de terem começado.

Os sentimentos são dúbios; pois um lado, o racional, diz que deve fazer, que será bom; o outro lado, o emocional, faz que pense que será impossível e, diante de tal fracasso previsto, o melhor mesmo é nem começar.Ao encontrar com um amigo que não via há tempos e vê-lo muito melhor do que da última vez, talvez o pensamento seja assim: "ele, sim, consegue; é capaz, mas eu não vou conseguir, que vergonha ter encontrado com ele justamente nesse momento em que me encontro tão infeliz, tão feio, tão incapaz, sentindo-me tão sem valor... por que eu não consigo?..."

Você já deve ter se perguntado infinitas vezes por que você não consegue. Claro que você também consegue, mas talvez esteja cansado de ter que recomeçar, ou ainda, sequer sabe por onde e qual caminho trilhar.

Você pode responder que já tentou tantas vezes e que não quer mais um fracasso em sua lista. Compreensível. Mas será que já não aprendeu o suficiente, não sofreu o bastante por estar tão insatisfeito consigo mesmo que agora poderá usar toda sua experiência a seu favor?

O que está esperando acontecer para começar a fazer algo para mudar o que não te faz bem? Seja seu casamento, seu trabalho, o curso que está fazendo, o peso que está acima do que gostaria...

Será que vai acontecer algo e, de repente, tudo mudará num passe de mágica? Sabemos que não. Ou prefere continuar triste, insatisfeito, doente? Muitas pessoas cometem o erro de dizer que só vão começar quando tiverem vontade. Não! Primeiro devemos começar.

Alguns dizem que só vão começar a atividade física quando o tempo melhorar, ou depois que comprarem aquele tênis que tanto desejam, ou só depois de eliminar alguns quilinhos. Outros dizem que só vão terminar o relacionamento que tanto os faz sofrer depois que tiverem forças.

Errado! Só nos motivamos com o que estamos fazendo depois que começamos. É preciso antes começar para então sentir a energia de ter conseguido, e não o contrário. As pessoas ficam esperando ter vontade de começar. Mas como ter vontade quando nos sentimos sem chão, sem forças, sem saber qual o melhor caminho a seguir?

Adquirimos energia por uma atividade, depois que começamos. A energia é o resultado do envolvimento. O segredo é começar!Em alguns momentos, temos que trabalhar com prioridades e saber defini-las.

Quais são as suas nesse momento? Seja o que for, comece e dedique-se de corpo e alma. Se sentir que algo o impede, que está sempre se dando desculpas, deixando para amanhã, sempre protelando, justificando... pare e reflita sobre isso. O que o faz protelar sempre para depois? Você aprendeu a ser assim com alguém? Com quem? Não fazer nada lhe causa mais segurança? É melhor ficar insatisfeito a ter que enfrentar mudanças? Reflita sobre essas perguntas e pense sobre as respostas.

De cada resposta, faça outras perguntas, até que esgote o assunto e entenda os motivos que o fazem agir assim. Se estiver sempre adiando o que precisa fazer, repense por qual motivo deve fazer. Faz por obrigação, por alguém? Ou sente-se incapaz de conseguir?

Se deseja garantias sobre o resultado, esqueça, não temos garantias de nada na vida.Pode ser que esteja sempre adiando algumas mudanças como uma forma de sentir que sempre terá algo para fazer. Mas, na verdade, está enganando a si mesmo. Lembre-se que cada vez que adia algo, aumenta mais ainda a sensação de incapacidade e incapaz nenhum ser humano o é, muito pelo contrário, a diferença está que alguns acreditam em si e outros, pelos mais diferentes motivos, duvidam que irão conseguir.

Em geral, a pessoa sente dificuldade em começar por diversos fatores:- sente que não irá conseguir;- acredita que não é merecedora;- ao adiar algo, sempre terá o que fazer, ainda que não o faça;- prefere conviver com a certeza que não irá conseguir do que correr o risco de conseguir;- baixa auto-estima; - insegurança;- não confia em sua capacidade;- nunca foi estimulado a arriscar, ousar;- quando criança, tudo que começava era interrompido por alguém;- comodismo;- medo.Enfim, os motivos podem ser muitos, mas explore cada um deles e veja qual está mais relacionado ao que sente.

Lembre-se que coragem não é ausência de medo, ter coragem é agir apesar do medo. Medo todos nós sentimos, afinal é um instinto natural de segurança, mas não podemos nos paralisar diante do medo.

Procure ser mais flexível, mais aberto às mudanças. A rigidez é boa na pedra, não no homem, a ele cabe firmeza, o que é muito diferente.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Amor contínuo



Ame seus pais e seus irmãos. Eles são a base de sua vida, seu chão e que com certeza irão sempre te ajudar.
Ame suas tias e tios, porque foram eles que por muitas vezes zelaram seu sono, quando você era apenas uma criança. Eu sei, você não se lembra! Mas você só vai entender o amor dos tios, depois que seu primeiro sobrinho nascer. Então, não perca tempo.Ame seus primos e amigos por mais que eles sejam completamente diferentes de ti. Aceite-os. Aceite-se. Todo mundo tem defeitos.
E por falar neles - nos defeitos - ame sua barriga, suas gordurinhas, celulites e as tais estrias. Elas indicam que sua vida está repleta de prazeres gastronômicos. Ame também seus quilos a mais, porque se eles não existissem você jamais poderia comemorar a vitória de um dia perdê-los. Ame seu cabelo do jeitinho que ele é.
E o seu armário... Mude. Completamente. Doe. Experimente coisas novas, outras cores. Calças largas e calcinhas/cuecas de algodão. E não troque seu velho pijama por nada nesse mundo. Ele é o seu companheiro de sonhos. E é com aquele tênis feio e fora de moda, com o formato exato dos seus pés, que eu acho que você deve sair para caminhar todas as manhãs. Pra amar as coisas que estão do lado de fora.
Tarefa difícil. Respire.
No fundo, procure outra pessoa para amar um tanto, que dê até vontade de se casar com ela. Namore. E não se preocupe com o tempo que a paixão vai durar. Se gostem. Se assumam. Se curtam. Se abracem. Beijos. Viagens.E saiam para dançar sempre! Tomem café da manhã juntos. Fiquem o domingo inteiro na cama, enquanto o mundo despenca numa chuva fria e fina.
E quando você achar que já amou demais nessa vida, tenha filhos. Se não conseguir, adote. Dizem que não há amor maior. E eles vão crescer, amando você e muitas outras coisas e pessoas.
Com sorte, você terá netos. E dos seus netos, receberá mais tarde com muito orgulho, o amor dos bisnetos.
Pois, o nosso amor é contínuo... É para sempre. É INFINITO!
Porque amar vale à pena!
O destino decide quem vamos encontrar na vida. As atitudes decidem quem fica!
(Robert Frost)


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Segue fazendo o bem




Esta postagem dedico para a amiga Soninha Azevedo que tantos esclarecimentos tem trazido pra mim através da doutrina, em palavra de amor que tanto me fazem bem.

Provavelmente, não te faltarão espinhos e pedras. Pedras, no entanto, servem nas construções e espinhos lembram rosas.
Não percas a oportunidade de auxiliar. Se alguém te lança entraves à marcha, não te vincules à idéia do mal.
Reflete na Bondade de Deus e caminha. Não acuses a ninguém.
Compadece-te e age amparando. Quem te pareça no erro, unicamente haverá estragado em si mesmo o sonho de amor e aperfeiçoamento com que nasceu. Não gastes tempo, medindo obstáculos ou lastimando ocorrências infelizes.
Ouve as frases do bem que te induzem à frente e esquece tudo aquilo que se te representa por apelo à desistência ou desânimo. Alguns dos minutos das horas de que disponhas, investidos no reconforto aos irmãos emparedados no sofrimento, ser-te-ão contados por créditos de alegria e de paz. Sê a coragem dos que esmorecem e a consolação dos que perdem a esperança.
Onde encontres a presença da sombra, acende a luz da renovação. Quando alguém te fale em tribulações do presente, destaca as possibilidades do futuro. Aos irmãos que te exponham prejuízos de agora, aponta as vantagens que virão. Estende a própria alma na dádiva que fizeres.
De tudo quanto ouças e vejas, fales ou faças, prevalece tão somente o amor que puseres nas próprias manifestações. Se percebes a vizinhança da tempestade, não te esqueças de que acima das nuvens reina o céu azul.
E se te reconheces, dentro da noite, conserva a segurança de tua fé, recordando sempre de que o amanhã trará um novo alvorecer.
Meimei










segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os nobres sentimentos


Desde criança fomos ensinados a refrear sentimentos. E quem é a santa que só tem no coração bondades e caridades? querendo ou não os sentimentos bons ou maus surgem-mas nos ensinaram que os piores devem ser afastados já esqueci em nome de quê., E como fingir q eles não existem?Em primeiro lugar reconheça o que está sentindo e as razões destes sentimentos. Quando estiver sozinha ,pode ficar com toda a raiva do mundo e as forças do seu coração- para aliviar o peito e não ter um infarto. isso ajuda a passar.E quando adorar uma pessoa,deve também ir a fundo e dizer que gosta sem nenhum pudor,pois gostar e fingir indiferença não tem a menor graça.Já reparou como,para certas pessoas, é dificil elogiar ?Quem escolher viver honestamente todos os sentimentos vai perder alguns amigos,em compensação,os poucos que ficarem vão ser para sempre. De que adianta o telefone tocar o dia inteiro, se é preciso fingir que é indiferente para ser querida, para ter com quem ir à praia?-E convém lembrar que quanto mais próximas as pessoas, mais ocasiões e razões temos para amá-las ou odiá-las, e que isso é normal.Como é bom falar mal de uma pessoa ,dizer com carinho, que ela não vale nada e terminar confessando que é exatamente por isto que é louca por ela. Quando se ouve uma declaração de amizades destas nunca mais se esquece e ser especial para alguém é tudo que se quer.

E mais,sofrer,chorar,rir,abraçar,beijar,passar noites em claro,de tanta felicidade ou de tanto sofrimento, acordar um dia achando que o mundo é todo o seu e no outro não conseguir se levantar da cama de tanta tristeza sem nenhum motivo- é isso que diferencia uma vida plena e rica de outra morna e medíocre.Dinheiro se economizsa,ms emoções,sejam de felicidade, tristeza,amor, raiva ,nunca.Vá sempre fundo- a não ser que voce esteja na vida a passeio , o que é uma escolha- uma triste escolha aliás- porque todos os sentimentos são nobres, inclusive os piores