domingo, 25 de outubro de 2009

Viver é um desafio




Não tema os desafios da vida. Não tenha medo dos resultados, porque mesmo que eles sejam contrários à sua expectativa, certamente trarão experiências que você ainda não possui. Dizem que aprendemos também com os erros.


Benjamim Franklin, estadista, físico e filósofo norte americano, disse: "Aquele que faz, engana-se muito, muitas vezes, mas jamais comete o maior dos erros: não fazer nada".

A vida está repleta de oportunidades e devemos aproveitar cada dia para crescer nas virtudes, aprender o que não sabemos, conhecer o desconhecido, realizar o que podemos realizar. Não podemos deixar de viver somente para evitar o que pensamos que possa acontecer. Isso é sofrer de qualquer jeito.

Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou em um gato. Mas aí ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então, ele começou a temer a pantera e o mágico o trans formou em pantera.

Foi quando ele se encheu de medo do caçador.

A essa altura, o mágico desistiu. Transformou-o novamente em camundongo e lhe disse: "nada do que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo".

O que você acha dessa fábula? Será que ela se aplica a você também?

Talvez, nesse momento o Pai Celestial esteja nos convidando a alçar vôo mais alto do que estamos habituados. Será que na hora a gente vai recuar e dizer: "Por favor, me coloque no chão".

Não podemos ter medo da mudança, de fazer algo que nunca fizemos ou até mesmo de errar de novo. Por causa do medo de sofrer, alguns escolhem viver uma vida de tédio emocional. Estacionam naquele piso emocional, onde se sintam seguros para não cair, no entanto também não se elevam.

Porém, pouco depois se vêem como dopados espiritualmente e começam a se perguntar: isso é vida, que sentido tem a minha vida, para que viver?

Os desafios existem e eles devem se tornar ponto de apoio, jamais algo a ser evitado.
Se considerarmos o desafio como um obstáculo intransponível, ele deixa de ser um obstáculo para se tornar um ponto final. Cada desafio vencido é nova lição em nossa vida.

O sentido da vida é também lutar, suar, ganhar e perder, ter alegrias e frustrações. Ter sonhos que nos façam levantar pela manhã e agradecer ao Pai por mais um dia de vida. As lutas do cotidiano às vezes causam feridas na alma. No entanto, se a gente permitir que elas se fechem, logo estarão cicatrizadas.

Observe, porém, que as cicatrizes físicas formam um tecido mais resistente do que o restante do corpo. Assim também é nossa alma.

Com as adversidades, nossa alma vai se fortalecendo, ganhando valores antes desconhecidos e nos tornando pessoas mais humanas, mais compassivas com a queda do outro e olhando o mundo e as pessoas de forma diferente, de um jeito que nunca havíamos visto. E com o passar do tempo, vamos nos fortalecendo para enfrentar novos desafios.

Viver É Um Desafio


Jamiro dos Santos Filho


Nenhum comentário: